Oahu: explorando a ilha mais visitada do Hawaii!

Aloha!

Oahu é a ilha mais visitada de todo o Hawaii, recebendo visitantes do mundo todo, principalmente japoneses. Honolulu é a capital da ilha, centro financeiro e histórico da cidade, com diversos prédios modernos que mostram como a ilha cresceu e se desenvolveu ao longo dos anos.

Ao desembarcar na ilha percebe-se a grande diferença em relação às outras ilhas havaianas, parece que se está em uma cidade grande, como Los Angeles, com viadutos, pontes e trânsito intenso na região de Honolulu.

Cartão postal de Oahu é a lendária praia de Waikiki, guardada de longe pela cratera do vulcão inativo Diamond Head. Nela está a estátua de Duke Kahanamoku, um dos idealizadores do surfe moderno. É uma região muito turística, que tem um clima descontraído, parece que todos estão de férias.

Oahu possui uma temperatura agradável durante todo o ano. As chuvas costumam passar rapidamente. No inverno, ondas gigantes tomam conta das praias no North Shore (costa norte da ilha), atraindo surfistas do mundo todo.

 

Como chegar

As principais companhias americanas operam vôos para Honolulu, como American Airlines, Delta e United. A United opera um voo direto diário de Chicago à Honolulu e também possui saídas de outras cidades, como Los Angeles e São Francisco.

Mesmo com os longos voos, graças ao fuso horário que é de 7 horas a menos em relação ao Brasil, é possível chegar no dia seguinte ainda a tempo de assistir ao pôr-do-sol.

 

Locomoção

Oahu possui um bom sistema de transporte público, mas que não chega a lugares mais afastados, como inícios de trilhas. Para lugares mais afastados, deve-se usar o sistema de taxis.
Alugar um carro é uma boa opção em Oahu, pois assim se tem liberdade para ir onde se quiser. Contudo, o trânsito é um pouco congestionado nos horários de pico na região de Honolulu e a maioria dos hotéis de Waikiki cobram pelo estacionamento. A diária do estacionamento em um hotel de Waikiki pode custar entre $18 a $50, dependendo do hotel.

 

Compras

Em Oahu encontra-se um dos maiores shoppings dos Estados Unidos, o Ala Moana Mall. O shopping possui centenas de lojas e um imenso estacionamento (gratuito).

Para barganhas, procure o Premium Outlet, localizado a cerca de 30 minutos de carro de Waikiki.
Waikiki concentra as principais lojas da ilha. Para comprar souvenir, é possível encontrar várias lojas ao longo da Kalakaua Ave.

 

Atrações

Oahu oferece muitas atrações, como praias, cachoeiras, monumentos históricos, luaus, trilhas, vulcões…

Um excelente passeio é alugar um carro e ir percorrendo a estrada costeira de Oahu, indo até o North Shore, passando por diversos mirantes e praias.

Para quem gosta de trilhas, não faltam opções em Oahu. São muitas as opções de trilhas, de diferentes graus de dificuldade, algumas terminando em lindas cachoeiras.

 

Waikiki

Waikiki é o coração turístico de Oahu, onde estão concentradas as principais lojas da ilha, principalmente ao longo da Kalakaua Ave.

Waikiki Beach é uma das praias mais famosas do mundo, tendo um lindo calçadão, bem organizado e arborizado. A praia possui uma excelente infra-estrutura, com banheiros e duchas. Embora esteja repleta de turistas, não se vê um vendedor ambulante!

Um passeio pela orla de Waikiki é imperdível, o visual é muito bonito e ainda é possível fazer umas compras pelo caminho! Indo no sentido do Diamand Head, chega-se ao Honolulu Zoo.

Para passear à noite Waikiki é o lugar mais indicado. O movimento é intenso durante a noite, com turistas de toda a parte do mundo. Artistas de rua apresentam suas performances e shows gratuitos são apresentados no International Marketplace. As lojas geralmente funcionam até às 22 ou 23hs.

 

Honolulu

Honolulu é o centro financeiro da cidade, com prédios modernos e ruas arborizadas e bem cuidadas. Vale uma visita ao Iolani Palace, que aparece muito na série americana Five-0 e foi residência do Rei Kalākaua e da Rainha Lili’uokalani.

 

Diamond Head

Na região central de Oahu, bem próximo a Waikiki, encontra-se a cratera do vulcão inativo Diamond Head. É uma das atrações turísticas mais visitadas de Oahu. Uma moderada caminhada leva você ao mirante do vulcão, com belas visitas de Waikiki e Honolulu.

 

Makapu Lighthouse

Localizado no South Shore, entre Sandy Beach e o Sea Life Park, a trilha Makupu Lighthouse é relativamente fácil e oferece boas vistas do Koko Head Crater e de Molokai no horizonte.

 

Koko Head Crater

Cratera do vulcão Koko está localizada próximo à praia de Hanauma Bay. É possível subir até o topo, mas é uma subida bem íngreme.

 

Manoa Falls

A cachoeira Manoa Falls é acessível por uma bela trilha, de nível fácil, com um pouco mais de 1 quilômetro de extensão.

 

Pearl Harbor Visitor Center e USS Arizona Memorial

O Pearl Harbor Visitor Center atrai milhões de turistas interessados em conhecer a história do ataque japonês a Pearl Harbor. No local pode-se assistir um vídeo e visitar o USS Arizona Memorial (gratuito), um submarino (Bowfin) e um navio de guerra, o Missouri. Não deixe de ir!

 

Kualoa Ranch

O Kualoa Ranch é uma grande propriedade que oferece uma série de atividades, como passeios de quadriciclo, expedições na floresta, que passam por sets de filmes.

 

Hale’iwa

Cidade histórica do surf, em North Shore. Não deixe de experimentar o shave ice do Matsumoto! Visita imperdível.

 

Waimea Valley

O Waimea Valley fica no North Shore de Oahu, bem em frente a Waimea Bay. É um parque muito bonito, com trilhas bem mantidas que levam a uma bonita cachoeira, com ótima estrutura para nadar.

 

Hilton Lagoon

Em frente ao hotel Hilton, em Waikiki, está a Hilton Lagoon, uma lagoa muito muita, com água cristalina. Vale a pena ir conhecê-la!

 

Ko’Olina Lagoons

É um conjunto de quatro lagoas pitorescas (Hanu, Naia, Kolola e Ulu), localizado em uma luxuosa área turística, distante cerca de 40 minutos de carro de Waikiki.

As lagoas foram construídas pelo homem e proporcionam uma praia bastante agradável e segura para nadar. São ótimas para as crianças.

A forma semi-circular das lagoas e as paredes de pedra as protegem do mar aberto e também criam um ambiente favorável para a prática de snorquel.

O lugar é muito bonito e bem cuidado. Os gramados são verdinhos e bastante convidativos para um piquenique.

 

Praias

Oahu possui muitas praias, sendo algumas mais calmas e outras mais agitadas, próprias para esportes aquáticos. As prias mais indicadas são: Haleiwa Beach Park, Waimea Bay, Sunset Beach, Kailua Bay, Waikiki Beach e Kuhio Beach.

 

Hanauma Bay

Esta é a única praia paga de todo o Hawaii, sendo um ponto excelente para snorquel. Paga-se uma taxa que é utilizada para a preservação do local.


A praia é bem calma, com águas transparentes e repleta de peixes. É possível também avistar tartarugas.

 

Sharks Cove

Local bastante procurado para snorquel, sendo comum avistar tubarões. Mas quando fomos, não vimos nenhum, somente peixes…

Depois de uma semana em Oahu, chegou a hora de ir para Maui, terceira e última ilha visitada durante esta viagem.

Algumas dicas:

– Uma boa localização em Oahu é em Waikiki, perto de Waikiki Beach. Pode-se tomar como referência o International Market Place que apesar de não estar em frente à praia está no coração de Waikiki.
– Aparentemente a ilha é bastante segura, não vimos nada suspeito. Mas todas as locadoras de carro no Hawaii recomendaram não deixar nada de valor dentro do veículo, nem mesmo no porta-malas.

Mahalo!

2 thoughts on “Oahu: explorando a ilha mais visitada do Hawaii!

  1. Qando lá fui, adorei ! Mas quando tive em Sharks Cove avistei alguns tubaroes . No início pensei que eram tartarugas, mas o guia disse-me que eram tubarões .
    Gostei mais da praia lindissima de Waikiki beach. Fiquei no fabuloso hotel Trump Internacional Waikiki beach Walke e viagei na companhia aérea American Airlines, era a companhia mais barata . Mas o estacionamento do hotel custou 50$ , ao dia , era super caro.
    já tinha ido ao Havaí algumas vezes, por isso o meu pai já sabia alguns percursos até aos pontos mais visitados.
    Mas, apesar de tudo os meus pais não despensão o guia. Recomendo o hotel e o destino. Se lá forem, vão adorálo !

  2. Olá! Primeiramente gostaria de parabeniza-la pelo blog. Estou planejando essa viagem e foi de grande importancia as suas dicas! A minha dúvida é a seguinte, o mês de fevereiro seria apropriado para visitar o Hawaii? Pretendo ir a Honolulu, Maiu e Bora Bora. Ou a partir de qual mês seria o mais adequado? Ficaria imensamente grata se pudesse me responder. Obrigada!

Deixe um comentário